Voltámos à escola e tivemos a oportunidade de fazer experiências!
Como não nos falta “engenho e arte” (Camões, Os Lusíadas) idealizámos as atividades com regras adaptadas aos constrangimentos provocados pelo Covid19.
Antes de passar à parte prática, refletimos sobre os objetivos da Ciência e as razões que nos levam a testar tudo o que vemos. Numa conversa extremamente produtiva em que todos os alunos do 1º Ciclo do Agrupamento de Almeida participaram, chegou-se a uma conclusão que poderá resumir a base que leva à evolução da Ciência e que é tão simples como “Tenho perguntas, então fico com curiosidade” – Maria, 2ºA.
Deixamos fotos para poderem espreitar a nossa primeira experiência!
Foto 1
Foto 2
Fotos 1 e 2 – observação dos primeiros acontecimentos: o ovo não flutua; a pedra não flutua. Porquê?
Foto 3
Foto 4
Fotos 3 e 4 – misturou-se sal à água. Mas nada acontecia. Porquê? Os cientistas explicaram que era porque o sal não estava dissolvido, então o professor experimentou aplicar a hipótese e dissolveu o sal.
Foto 5
Foto 5: -constatação da teoria, verificando-se que ao deitar sal na água e estando o sal dissolvido, a densidade da água aumenta e o ovo flutua.
Foto 6
Foto 7
Fotos 6 e 7: – os cientistas foram confirmar a verdade da sua teoria.
Perguntar, experimentar, falhar, recomeçar e só depois avançar são as ações que os nossos cientistas defendem!
Até à próxima curiosidade!