Desta vez, abrimos a porta da nossa sala (dos nossos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico) para verificarem como a Oficina de Ciências continua a ser um espaço onde se analisam as hipóteses colocadas e se faz questão de desafiar as nossas ideias experimentando-as.
Numa primeira fase, projetámos a evolução do crescimento do feijão depois de identificar quais eram as condições necessárias e os elementos essenciais ao seu crescimento naquele contexto. (Fotos 1 e 2)
Foto 1
Foto 2
Na fase seguinte, concretizámos a preparação da experiência, colocando com cuidado o algodão, o feijão e a água. (Fotos 3 e 4).
Foto 3
Foto 4
Nesta foto, provamos que também somos audaciosos! Sim, vejam com atenção: é grão-de-bico! (Foto 5)
Foto 5
Estando tudo pronto, continuámos as nossas descobertas, mas fazendo uma “aula de campo”, sempre alertando para a necessidade de respeitar a Natureza e todos os seres que nela vivem. Aqui, o professor explica o papel de alguns insetos na sobrevivência de algumas plantas.
Foto 6
Na Foto 7, tivemos a sorte de ter a companhia de uma abelha, então o professor explicou que o pólen das flores ficava agarrado nos pelos das abelhas que assim se tornam essenciais na polinização.
Foto 7
Estamos impacientes para saber quais serão as próximas perguntas dos nossos cientistas!