A Páscoa está a chegar! E com ela vêm os ovos da Páscoa, os coelhinhos, a caça aos ovos e muitas coisas boas! A Páscoa, tal como todas as festas simboliza também a união familiar, no entanto este ano não vai ser possível estarmos fisicamente com quem mais gostamos e, por isso, vamos deixar-te ao longo da semana várias atividades relacionadas com esta data festiva para que o tempo custe menos a passar!
Mas… sabes o que é a Páscoa? De onde saiu um coelhinho e ovos coloridos e de chocolate?
A Páscoa, como sabes, tem como grandes símbolos o ovo colorido e o coelhinho, no entanto a associação que existe entre estes é estranha para muitos. Afinal, o que têm em comum o ovo e o coelho com esta festa?
Existem várias teorias para o aparecimento da tradição dos ovos na Páscoa, mas a principal é a que os ovos representam o renascimento e uma nova vida, relacionando-se assim com a primavera. Esta nova vida, depois do inverno, era festejada de forma pagã numa grande festa de boas-vindas à primavera, em que se ofereciam ovos coloridos aos familiares e amigos como forma de lhes desejar uma vida feliz. A cor dos ovos corresponde à cor das flores, que renascem nesta altura do ano. Uma vez que a Páscoa coincide com a primavera, os ovos passaram a fazer também parte desta tradição cristã. Foi assim que surgiu a tradição de dar um ovo da Páscoa àqueles de quem mais gostamos.
O Coelho da Páscoa é um dos símbolos incontornáveis da Páscoa e uma das personagens mais acarinhadas pelas crianças. Desde as civilizações mais antigas que é estabelecida uma ligação entre os coelhos, a fertilidade e primavera. O coelho e a primavera são símbolos da fertilidade, do nascimento de uma nova vida e do florescimento, pois quando chega a primavera os coelhos são os primeiros a saírem de suas tocas e começarem a reproduzir-se. Ora, como sabemos, a Páscoa também marca a ressurreição, uma vida nova e a escolha do coelho como símbolo para comemorar a Páscoa é devido à sua grande capacidade conhecida de procriação, de grande valor simbólico numa festa dedicada à primavera e à fertilidade da terra.
De entre as várias teorias sobre o aparecimento dos ovos e dos coelhos na Páscoa deixamos-vos aqui uma outra para os mais pequeninos e aqui uma música para cantares muito com a tua família esta semana!