Desta vez, fomos recuperar a obra de Camilo Castelo Branco – A Brasileira de Prazins.
Neste excerto: “E as fidalgas? isso então a gente quando, as via, corria logo a beijar-lhes a mão, e elas no dia de Páscoa mandavam às cachopas lenços para a cabeça e regueifas de pão podre. Aquela casa estava sempre cheia de frades de ordens ricas… “, está um pormenor de um momento pascal da época. Interessava sobressair com elementos exteriores de riqueza que provavam, para alguns, a quantidade de fé que queriam transmitir. Além da procissão religiosa também havia a procissão de costumes, evidenciando-se a dependência recíproca entre ambas.
No nosso excerto de vida agora, longe da ficção, estamos a construir novas formas de viver, reinventando aquilo que é importante. Associamos hoje a canção dos Depeche Mode “Personal Jesus” (clicar no título), talvez de forma errada ou inusitada. Mas, apetecia-nos dar uma sonoridade diferente e irreverente, murmurando para nós próprios “Camilo havia de apreciar esta canção!”.
Sabemos que cada um procura “Your personal Jesus” com a intenção de ter alguém para “hear your prayers”, porque se nos encontramos à procura do arco-íris é só para alcançar e tocar a fé …seja ela qual for (“Reach out and touch faith”).
⃰ traduções muito livres
2 comments on “Camilo em tom Depeche Mode”