A 14 de fevereiro, na Europa e outros países, comemora-se o amor, a amizade e revive-se a história do religioso S. Valentim.
A história que se conta atualmente é que o imperador Cláudio II, durante seu governo, proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens, que não tivessem família, ou esposa, iam alistar-se com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. O seu nome era Valentim e as suas cerimônias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens atiravam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega, Artérias, filha do carcereiro, a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram apaixonando-se e, milagrosamente, a jovem recuperou a visão. Valentim faleceu em 14 de fevereiro de 270, após condenação à morte.
O Clube R.E.D.E. convidou a comunidade escolar a participar na elaboração de um painel alusivo à temática com o titulo “Gosto de ti porque…”, no qual enumaramos os motivos que tornam os nossos amigos tão especiais para nós, espalhando o amor pela escola. Esperamos que também tenham marcado este dia com os vossos.