Desde que ouvimos falar do coronavírus que recebemos diariamente notícias más, desastrosas, desesperantes. Parece que o mundo, como o conhecíamos antes, já não existe mais. Estamos todos fechados em casa, vemos a vida passar pela janela do quarto, mudamos as nossas rotinas e esperamos, ansiosamente, por boas novas, dia após dia, e parece que teimam em não chegar.
As notícias boas… tanto que esperamos por elas! Mas o que seriam para nós, neste momento, as notícias boas que tanto ansiamos receber? Seriam elas poder finalmente sair de casa? Poder regressar à escola? Retomar a nossa vida tal como era antes do isolamento? No meio deste caos, das informações que vemos na televisão há mais de dois meses, será que tudo é assim tão mau, tão negativo, tão horrível e medonho? Será que não aconteceu nada de bom e que este maldito vírus veio só arruinar as nossas vidas? Não encontramos notícias positivas no meio disto tudo? Algo que finalmente esteja a correr bem?
Pois bem… a nosso entender nem tudo o que o coronavírus trouxe foi negativo.
Sim, tens razão quando pensas que alterou completamente a nossa rotina, aquilo a que estávamos tão habituados a fazer no dia a dia. É verdade que deixamos de estar fisicamente com os nossos amigos e com alguns familiares, com aqueles a quem queremos tanto bem. É verdade que estamos todos tão cansados de estar fechados em casa! Queremos sair! Queremos abraçar aqueles que mais gostamos! Queremos sair de casa e andar na rua livremente, como antes, mas ainda não é possível e temos que respeitar e cumprir as normas!
Mas… também conseguimos retirar muitos aspetos positivos no meio desta calamidade. Sim, é verdade o que acabas de ler! Sabias que as águas dos rios estão mais límpidas, como não se via há anos, e que os cardumes andam agora em águas onde há muitos anos não eram vistos? Há também relatos de pessoas que avistaram vários animais selvagens no centro de grandes cidades! A pandemia global obrigou cidadãos de todo o mundo a ficar em isolamento e deixou as grandes cidades quase desertas, no entanto, não significa ausência de vida. Em várias cidades, animais normalmente limitados a parques urbanos, matos e florestas têm sido vistos a passear pelas ruas, à procura de comida ou só para explorarem o espaço desconhecido para eles. Pavões no centro de Madrid e nas ruas de Bombaim, patos nas fontes de Roma, rebanhos de cabras a correrem pelas estradas do País de Gales. Consegues imaginar? Um veado a passear no centro de Nova Iorque? Durante muitos séculos, os seres humanos empurraram a vida selvagem para cantos do planeta cada vez mais pequenos. Mas agora, com tanta gente em isolamento e as ruas de grandes cidades vazias, a natureza está a regressar.
Sabias também que há menos poluição no ar? A Quercus explica que “uma das consequências inesperadas do surto do novo coronavírus é uma melhor qualidade do ar, ainda que este venha a revelar-se um efeito temporário”. Uma vez que há bastantes limitações nas viagens, tanto aéreas como de automóvel, e o encerramento de fábricas implica uma descida substancial do consumo de combustíveis fósseis e uma “redução de gases com efeito de estufa que contribuem negativamente para a qualidade do ar e que influenciam as alterações climáticas, com pouco impacto na evolução do aquecimento global”.
Mas não é só! Também muito importante são os laços familiares que estamos a criar com os nossos, laços que eram difíceis de criar devido ao pouco tempo que passávamos juntos ao longo dos dias, ou por causa do trabalho, ou dos estudos… havia sempre mais e mais para fazer e a família ficava sempre para último, adiando-se os momentos de convívio! O isolamento deu-nos uma boa oportunidade para melhorar a interação com a nossa família. Estes laços podem ser fortalecidos e os momentos de tensão e conflito podem ser geridos com mais tranquilidade do que antes. Sabemos que a convivência 24 horas por dia pode tornar-se difícil, tanto para os pais como para os filhos, ou porque o espaço é muito pequeno para todos e é difícil conseguirmos privacidade e sossego quando precisamos, ou porque precisas de fazer os trabalhos da escola e o teu cão não te larga os pés porque quer brincar… No entanto, se fizermos um esforço estes dias de isolamento podem tornar-se numa excelente oportunidade para fortalecermos os laços familiares. Sabemos que é impossível que tudo corra sempre bem, mas, existem muitas famílias felizes e são felizes principalmente porque se mantêm sempre unidas, independentemente das circunstâncias em que se encontram. Reforcem os laços e construam memórias que mereçam ser recordadas.
Esta pandemia, que está a parar o mundo, vai servir também para repensarmos os nossos comportamentos e o ponto até ao qual conseguiremos alterar alguns hábitos na nossa vida.
Como podes ver… Nem tudo é mau!
E tu? Já te deparaste com algum aspeto positivo que o vírus te trouxe? Desafiamos-te a que nos contes por palavras ou que faças um desenho ilustrativo!
Ficamos à espera!