O outono é a estação de transição entre o verão e o inverno, marcada por uma série de mudanças naturais, climáticas e culturais. Em muitos lugares do hemisfério norte, como Portugal, começa em torno de 22 ou 23 de setembro e termina a 21 de dezembro. No hemisfério sul, ocorre entre março e junho.
Esta estação do ano é marcada por várias caraterísticas, tais como:
- Mudanças nas Folhas das Árvores: começam a mudar de cor, passando do verde para tons de amarelo, laranja, vermelho e castanho, uma vez que a produção de clorofila (o pigmento que dá a cor verde às folhas) diminui com a menor intensidade de luz solar.
- Queda de temperatura: diminuição gradual, preparando o ambiente para o frio do inverno.
- Dias mais curtos e noites mais longas: com a mudança da inclinação da Terra, o Sol passa a iluminar o hemisfério norte por menos tempo, fazendo com que os dias se tornem mais curtos e as noites, mais longas.
- Hibernação e migração de animais: Muitos animais preparam-se para o inverno durante o outono. Alguns entram em hibernação, como ursos, acumulando reservas de gordura. Outros, como algumas espécies de pássaros, migram para regiões mais quentes.
- Cultura e festividades: O outono é marcado por várias celebrações, como o Halloween e o Dia de Ação de Graças (principalmente nos Estados Unidos e o Canadá)
- Colheitas agrícolas: maçãs, abóboras, castanhas, entre outros.
No agrupamento de escolas de Almeida, o Centro Lúdico de Vilar Formoso, em conjunto com a CAF, realizaram painéis alusivos ao tema, que foram afixadas em ambas as escolas, que se podem ver nas imagens seguintes.