PROJETO TRANSFRONTEIRIÇO
Revitalizar,Envolver, Descobrir, Emancipar
O Projeto REDE – destina-se a jovens com idades entre os 10 e 30 anos que têm motivação em participar, desenvolver atividades de voluntariado, reconhecer e valorizar o património histórico, cultural e natural da sua região.
A EDUCAÇÃO É PARA TODOS E DE TODOS
O Agrupamento de Escolas de Almeida (AEA), por estar integrado num concelho com níveis elevados de exclusão e depressão socioeconómica, encontra no Centro Lúdico Cultural e Social de Vilar Formoso (CLCSVF) um parceiro de cooperação fundamental na prossecução do seu Projeto Educativo – o que se traduz em: a) melhores experiências de ensino e aprendizagem no âmbito da Promoção do Sucesso Escolar; b) reforço de recursos humanos docentes qualificados; e c) ampliação do plano de formação e desenvolvimento profissional contínuo dos professores. É neste contexto de complementaridade que o CLCSVF se assume, em 2017/2018, como um parceiro estratégico do AEA impulsionando este agrupamento de escolas na concretização da sua política operativa – funcionar como um sistema multidimensional e interativo que dá e recebe coadjuvação da comunidade que o envolve em todas as dimensões da vida escolar que possam acrescentar valor ao sucesso educativo dos seus alunos.
A estratégia de ação cooperativa AEA|CLCSVF incide nas necessidades dos alunos ao nível do desenvolvimento das múltiplas competências, designadamente: Lógico-Matemática, determinada pelo raciocínio lógico e resolução de problemas; Interpessoal, definida pela relação com o outro; Intrapessoal, caracterizada pelo autoconhecimento e controlo emocional; Artística, qualificada pela comunicação e arte universal; Naturalista, identificada pela relação com a natureza; Espacial, caracterizada pela observação do mundo e dos objetos sob diferentes perspetivas e Corporal/Motora, caracterizada pelas habilidades motoras do corpo. Esta preconização está inteiramente alinhada com as atuais Competências Chave definidas pela Direção-Geral de Educação em “Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória” [linguagens e textos, informação e comunicação, raciocínio e resolução de problemas, pensamento crítico e pensamento criativo, relacionamento interpessoal, autonomia e desenvolvimento pessoal, bem-estar e saúde, sensibilidade estética e artística, saber técnico e tecnologias, consciência e domínio do corpo].
O projeto de cooperação AEA|CLCSVF integra-se no Plano de Ação Estratégica do AEA (PAE) que, em 2017/2018, vai ser ampliado/aprofundado pelo projeto piloto de Flexibilidade Curricular no AEA. A forma de concretização do projeto de cooperação AEA|CLCSVF norteia-se pela diferenciação pedagógica e operacionalização do perfil de cada aluno e de cada turma, assente na flexibilidade curricular – transdisciplinaridade e exploração de áreas temáticas e de projetos de aprofundamento dos conhecimentos adquiridos – designadamente nas expressões físico-motoras e artísticas, nas Ciências Experimentais, no Português, e no Espanhol como língua bilíngue, com elevado enfoque no 1.º CEB e com ações de completude ao PAE do AEA desde o 1.º ao 12.ºano e pós-secundário.
O ALUNO É O CENTRO DA PERSPETIVA AMPLA, INTEGRADA E NORTEADORA DAS DECISÕES TOMADAS NO ENSINO.
As abordagens cooperativas no AEA têm tido um efeito profícuo no sucesso educativo dos alunos porque tendem a dar respostas sistémicas, com abordagens inovadoras, em contextos transdisciplinares definidos em diálogo e com o envolvimento dos pais e das famílias. As abordagens integradas beneficiam tanto os alunos em risco, como a escola, a resolver um conjunto de questões associadas à diversidade, às desigualdades, à exclusão social e ao recente aumento das migrações – é com esta convicção que o CLCSVF e o AEA construíram e assumem os objetivos, as metas e os indicadores no presente acordo.
A implementação do PAE no AEA tem exigido dos professores e dos parceiros um contínuo conhecimento dos alunos e uma contínua adequação de métodos de ensino adaptados ao potencial, à forma de aprendizagem e às dificuldades de cada aluno. Este percurso tem-se concretizado através de projetos de trabalho curricular dentro e fora da sala de aula, mediados por orgânicas de trabalho que promovem essa conformidade. Exemplo disso são os Laboratórios de Aprendizagem no 1.ºCEB, a funcionar com a colaboração, em sala de aula, de professores de Matemática e Ciências da Natureza dos 2.º e 3.º CEB; o Projeto Fénix, nas disciplinas de História e Geografia de Portugal, Física e Química, Português, História e Matemática; as Coadjuvações para o Desenvolvimento da Comunicação Escrita e Oral do Aluno, a funcionar em pares de disciplinas como Português-História, Português-Espanhol e Português-Biologia; os Clubes e Projetos, designadamente a Oficina de História e Arqueologia e o projeto de Desporto Escolar; a Estrutura de Acompanhamento ao Aluno, que integra Apoios ao Estudo para os alunos do 2.ºCEB, Centros de Aprendizagem para os alunos do 3.ºCEB, Reforços Complementares a todas as disciplinas do secundário sujeitas a avaliação externa, e Tutorias a todos os alunos do 1.ºCEB ao secundário. A Estrutura de Acompanhamento ao Aluno tem funcionado com equipas multidisciplinares de professores e destina-se a continuar a promover a autonomia dos alunos após as aulas, em particular os que se confrontam com menos sucesso no seu desempenho escolar.
Como extensão da sala de aula, o AEA tem também desenvolvido projetos com os seus parceiros, em particular com o CLCSVF ˗ o que se tem traduzido em trabalho transdisciplinar ˗ nomeadamente ao nível do desenvolvimento endógeno, sustentabilidade e empreendedorismo local.
Centro de Promoção de Leitura Serra da Estrela
O Centro de Promoção de Leitura Serra da Estrela (CPLSE) surgiu por iniciativa do Centro Lúdico Cultural e Social de Vilar Formoso, na sequência do trabalho desenvolvido, ao longo do tempo, em estreita colaboração com o Plano Nacional de Leitura, evoluindo para um protocolo estabelecido entre esta instituição, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior e o Plano Nacional de Leitura. O CPLSE pretende desenvolver a sua intervenção junto de crianças, jovens e famílias nos concelhos de Almeida, Guarda e Covilhã, promovendo a leitura como fator de desenvolvimento individual e social. Propõe-se dinamizar atividades que estimulem o prazer da leitura e escrita, através da cooperação com escolas dos Agrupamentos de Almeida, Sé (Guarda) e Frei Heitor Pinto (Covilhã) e outras instituições.
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Núcleo de Investigação em Promoção da Leitura e Aprendizagem
O Núcleo de Investigação em Promoção da Leitura e Aprendizagem (NIPLA), surgiu por iniciativa do Centro Lúdico Cultural e Social de Vilar Formoso, e tem por base um protocolo estabelecido entre esta instituição, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI e o Plano Nacional de Leitura. Estas instituições, em sinergias conjuntas, têm no terreno o projeto de investigação cientifica sobre as aptidões de leitura e aprendizagem em alunos do 2º ano do 1º ciclo do ensino básico, tendo, entre outros objetivos o de avaliar o gosto pela leitura e respetiva eficácia destes alunos nos agrupamentos de escolas de Almeida, Guarda e Covilhã.