Tangram: geometria milenar chinesa

“Conta a lenda que um jovem chinês despedia-se de seu mestre, pois iniciaria uma grande viagem pelo mundo. Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse:
        – Com esse espelho registarás tudo que vires durante a viagem, para me mostrares quando regressares.
        O discípulo, surpreendido, indagou:
        – Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem?
        No momento em que fazia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-se em sete peças.
        Então o mestre disse:
        – Agora poderás, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que vires durante a viagem.
        Lendas e histórias sempre cercam objectos ou factos de cuja origem temos pouco ou nenhum conhecimento, como é o caso do Tangram. Se é ou não verdade, pouco importa: o que vale é a magia, própria dos mitos e lendas.”*

        *Adaptado do livro:  Aprender vale a pena. (1998) Módulo 2. Secretaria do Estado de São Paulo.

O Tangram é um antigo jogo chinês, que consiste na formação de figuras e desenhos por meio de 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Não se sabe exactamente quando o jogo surgiu, embora existam várias lendas sobre a sua criação. O excerto acima foi retirado de uma das mais populares. 

O Tangram é jogado há séculos em todo o Oriente. De lá, o quebra-cabeça chinês espalhou-se por toda a Ásia, Europa e Estados Unidos, tendo sido, inclusive, fonte de inspiração para a criação de muitos outros tipos de brinquedos.

O Tangram não exige grandes habilidades dos jogadores; basta ter criatividade, paciência e tempo. Durante o jogo, todas as peças devem ser utilizadas; além disso, não é permitido sobrepor nenhuma peça. O Tangram deve ser utilizado nas aulas de matemática pois estimula os alunos a desenvolverem a criatividade e o raciocínio lógico e habilidades essenciais no ao nível da geometria.

Aqui tens um Tangram para imprimir. Recorta as peças e cola-as num cartão grosso ou corta-as directamente em goma eva ou espuma (fica melhor assim).

Aqui tens muitas figuras para fazer e, se precisares, também as soluções.

Em baixo tens um vídeo da representação de um pássaro com o Tangram caseiro feito com espuma:

Leave A Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *