By Diversão

Olá!

Amor-perfeito. Existirá amor mais perfeito que o de uma mãe? Sabemos que é muito difícil que assim não seja e, como o Dia da Mãe está a chegar, vimos hoje falar-te desta flor tão bonita, tanto no aspeto como no nome.

A flor amor-perfeito significa amor romântico e eterno e está associado ao amor de mãe. Os namorados ofereciam estar flor como presente antes de se ausentarem durante muito tempo, como garantia de que o seu amor nunca cairia no esquecimento. As aveludadas flores estão associadas à reflexão, ao pensamento e às recordações amorosas.

Na antiguidade, esta flor foi reconhecida como uma poção de amor e símbolo da memória. Existem algumas lendas que explicam a origem da flor e do nome amor-perfeito. Uma delas é baseada na mitologia grega e conta que Zeus se apaixonou por uma jovem chamada Lo. Mas, Zeus notou que esse sentimento iria despertar o ciúme de Hera. E logo Zeus, que era conhecido por ter várias aventuras amorosas! Para que Hera não descobrisse, Zeus transformou então a sua amada numa vitelinha que pastava aos seus pés. Com pena da jovem e para que ela não se aborrecesse com uma dieta exclusivamente à base de ervas, resolveu criar belas flores que ela pudesse comer. Chamou as flores de Lo, que com a evolução fonética passou a ser chamada de viola, o nome que corresponde à flor amor-perfeito.

Existem muitas tonalidades do amor-perfeito: lilás, azuis, vermelhas, amarelas, laranjas, pretas, castanhas ou brancas. Muitas são bicolores ou mesmo tricolores. Normalmente são vivazes compactas, de crescimento em tufos, com flores muito bonitas e muito perfumadas.

Para saberes mais sobre o amor-perfeito e como cultivá-lo clica aqui.

Leave A Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *