Atualmente acredita-se que o Halloween teve origem em festivais celtas e tradições europeias. A sua celebração é principalmente derivada do festival celta de Samhain, celebrado em 31 de outubro, que marcava o fim do verão e o início do inverno. Nesse dia, os celtas acreditavam que o mundo dos vivos e dos mortos se uniam, permitindo que os espíritos vagassem pela Terra. Para se protegerem, as pessoas acendiam fogueiras e usavam máscaras para se disfarçarem e afastar as almas que vagueavam por aí.
Com a expansão do cristianismo na Europa, a Igreja Católica incorporou algumas tradições celtas para facilitar a conversão dos povos locais. No século VIII, o Papa Gregório III instituiu o Dia de Todos os Santos, dia 1 de novembro, para homenagear os santos e mártires. A noite anterior ficou conhecida como All Hallows’ Eve, ou “Véspera de Todos os Santos”, que mais tarde se transformou em Halloween.
Nos Estados Unidos, a tradição chegou com os imigrantes europeus, especialmente os irlandeses, que popularizaram a prática de esculpir abóboras (inicialmente eram nabos) e de fazer travessuras, práticas que evoluíram para o moderno trick-or-treat (“doce ou travessura”). Hoje, o Halloween é uma celebração secular marcada por fantasias, decorações, festas e a distribuição de doces, sendo amplamente comemorada em vários países ao redor do mundo.
Desta forma, o Centro Lúdico de Vilar Formoso não podia ficar de fora da comemoração desta festividade. Para o ano cá estaremos outra vez e contamos com a tua presença!